As histórias do CBGB vão virar filme.
Por Camila Pereira
Movimentação em frente ao clube, na década de 1970. Foto (Reprodução) |
O punk rock tem alma inglesa, mas o que poucos sabem, é que os primeiros acordes vieram de Nova York.
Uma movimentação artística muito influente acontecia por volta de 1960 em Nova York, e logo, idéias do que um dia seria o punk começaram a fervilhar.
No início da década de 1970 jovens que frequentavam o circuito underground da cidade estavam fartos do rock rebuscado que era feito na época, toda aquela produção do rock progressista viria abaixo com a descoberta dos três acordes. Letras que falavam sobre o cotidiano e a rebeldia dos jovens, eram traduzidas em músicas simples. O New York Dolls era uma das bandas mais influentes desse movimento, e um de seus ex-agentes, Malcon McLarem, foi o responsável por levar pra Inglaterra, o que seria conhecido mundialmente como o Punk Rock.
Alguns clubes de destacaram e deram espaço para esse cenário se desenvolver na cidade, como Max's Kansas City. No entanto, o lendário e mais famoso clube CBGB, localizado no bairrodo Bowery, ficou conhecido por abrir as portas à inúmeras bandas, dentre elas Ramones, Talkin Heads e Patti Smith...
Show do Ramones no CBGB, em 1974. Foto (Reprodução) |
Em 1973 o CBGB era inaugurado, a idéia era que tocariam por lá apenas grupos com músicas próprias, a primeira banda dessa onda punk a tocar no berço musical sujo nova iorquino foi o Television, em 1974. Nesse mesmo período o Ramones deu as caras por lá, transformando o bar em recinto punk da cidade.
Agora em 2011, Lisa Kristal, filha do dono do bar, vai produzir em documentário contando a trajetória do bar que virou símbolo de Nova York, no seu período mais importante, entre os anos de 74 e 76, as filmagens já começaram e não existe ainda data para estréia, sabe-se por enquanto o nome, apenas: CBGB.
Muito da fama do bar, vem das apresentações lendárias que o grupo de Forest Hills (Ramones) fazia por lá. O clube passou por períodos difíceis, na década de 1980 a violência dominava os shows, e nos anos seguintes outras vertentes do rock foram apresentados nos palcos do clube, com a morte de Hilly Kristal, dono do CBGB, em 2007, as portas se fecharam de vez.
Agora é esperar pra ver na telona as histórias dos primeiros passos do punk rock no CBGB.
Rock progressivo...
ResponderExcluirTalking Heads
Cuidado com as vírgulas erradas e períodos longos sem pontuação.
Melhorar a linha fina, está muito curta.
Ok, já revisei!
ResponderExcluir