sexta-feira, 21 de outubro de 2011

30 anos de punk em Sampa

Por Bruna Madeira
Os Inocentes: uma das primeiras e principais bandas influentes no punk brasileiro, comemoram 30 anos de carreira com direito a documentário e shows especiais

O 30 anos da banda virou documentário (Fonte: site oficial)
A banda nasceu em 1981, no subúrbio de São Paulo, composta por três ex-membros da extinta Condutores de Cadáver (Antônio Carlos Calegari, Marcelino Gonzales e Clemente Nascimento, que são, respectivamente, guitarrista, baterista e baixista). A última formação é de 1994 e conta também com o baixista Anselmo Monstro, o baterista Nono e o guitarrista Ronaldo Passos na guitarra.


Inspirados por bandas punks como New York Dolls e Ramones, Clemente definiu: “Estamos aqui para revolucionar a música popular brasileira, para pintar de negro a Asa Branca, atrasar o Trem das Onze, pisar sobre as flores de Geraldo Vandré e fazer da Amélia uma mulher qualquer” -, uma das características do movimento que é justamente revolucionar a música popular brasileira, expondo suas letras de músicas em forma de protesto.

A partir dos anos 90, a banda passou a ganhar mais credibilidade, tornando-se uma das porta-vozes do movimento punk no país. A partir daí, fizeram a abertura do show do Ramones em 1994, participaram do festival Close Up Planet em 1996 - ao lado dos consagrados Sex Pistols e Bad Religion - e, em 1999, o hit Cala Boca ganhou o 1º lugar como a música mais tocada pelas rádios brasileiras.

Os Inocentes 
Em 2000, lançaram o cd “O Silêncio dos Inocentes” e, no ano seguinte comemoram 20 anos de banda com um show no SESC Pompéia, dando origem ao CD “20 Anos Ao Vivo”. 
A participação no documentário do comandado pelo ex-VJ Gastão Moreira, “A Botinada” - já citado aqui no blog, trouxe a banda de volta aos palcos de diversos festivais no ano de 2006. No ano seguinte, a banda voltou aos estúdios para gravar o seu novo álbum que conta com músicas inéditas.


Dentro desse cenário, no dia 24 de setembro de 2011, o documentário “Inocentes 30 anos”, sob direção de Carol Thomé e Duca Mendes foi exibida em São Paulo, no Cinesesc e na Galeria Olido com entrada gratuita.
Teaser do documentário "Inocentes 30 anos"- Parte I
Teaser do documentário "Inocentes 30 anos"- Parte I


E a comemoração continua! No dia 08 de outubro de 2011, irão se apresentar no Hangar 110, ao lado de Os Excluídos, Deserdados e do convidado italiano Clan Bastardo, dia 21 de outubro de 2011 em Sorocaba, mais informações sobre a agenda no site oficial da banda: www.inocentes.com.br.

P.S: Não foi possível afirmar se o documentário está disponível, se foi finalizado ou continua em andamento, devido a falta de fontes confiáveis de pesquisa.

2 comentários:

  1. Resposta da minha amiga do Sesc:
    é um curta, só tem 30 min. Manda ela entrar no site: www.indiefestival.com.br
    Segundo ela, está finalizado.

    Melhorar o título. Está muito genérico, chamar para os Inocentes.

    principais bandas influentes???

    e o guitarrista Ronaldo Passos na guitarra? Sorte que ele é um guitarrista que toca guitarra... hehehe

    ganhou o 1º lugar??

    A participação no documentário do comandado pelo ex-VJ???

    Faltaram várias informações importantes sobre a banda: eles foram os primeiros a assinar com uma grande gravadora (Warner, em 86), o que levou à crítica de "vendidos ao sistema" e "traidores do movimento".

    Eles já haviam participado de um documentário, Garotos do Subúrbio, dirigido por Fernando Meirelles em 82 e do curta Pânico em SP, dirigido por Mário Dalcêndio Jr.

    ResponderExcluir
  2. ASSINE SUAS MATÉRIAS, POR FAVOR? Siga o modelo do blog.

    ResponderExcluir