Por Bruna Madeira
A banda de rock’n’ roll americana mais popular dos anos 90, Pearl Jam, está de volta com turnê mundial comemorando os 20 anos de carreira e se apresenta no Brasil
Cartaz do filme "Pearl Jam Twenty" (Foto: Reprodução) |
A banda de Seattle teve início nos anos de 1990, quando explodiu com o estilo de som grunge. As principais influências musicais são bandas punks e de rock clássico como The Who, Neil Young, The Beatles, MC5 e Ramones. Estilos como groove, punk, underground chegando até o folk, são notáveis nos álbuns, assim como as letras que exalam o protesto político, a liberdade de expressão e, referências da vida pessoal do vocalista líder, Eddie Vedder.
Além da turnê para comemorar os 20 anos de carreira, em setembro foi lançado mundialmente o documentário "Twenty Pearl Jam" que narra a trajetória da banda, com imagens e vídeos raros e entrevistas, até com o ex-integrante do Soundgarden, Chris Cornell.
Nesse embalo punk, a banda californiana The X - formada por John Doe (baixo), Billy Zoom (guitarra) e D.J. Bonebrake (bateria) e Exene no vocal -, surgiu no auge do punk, em 1977, na cidade de Los Angeles, gravou sete álbuns de estúdio entre 1980 e 1993. Convidados pelo próprio Eddie, para acompanhar a turnê sul-americana fazendo a abertura dos shows do PJ. Pouco conhecida e abordada pela mídia mundial, o baixista, John Doe explica o motivo de não se destacarem no cenário "pop": "Somos como o punk deve ser. Algo pequeno, intimista, para jovens que vão a pequenos clubes, e que gostam desse clima meio perigoso e nebuloso do underground".
Banda "X" (Foto: Reprodução) |
Mesmo não tocando o punk "puro", é visível a admiração da banda pelo estilo. Eddie sempre presta homenagens as bandas do seguimento em seus shows. O clássico "I believe in miracle" do Ramones, rolou em uma apresentação no Pacaembu em São Paulo, em 2005.
No dia 3 de novembro de 2011, a banda retornou ao Brasil, após de seis anos de espera dos fãs. O show que ocorreu no Morumbi, em São Paulo, voltará a se apresentar na sexta-feira dia 4, seguindo a turnê para o Rio de Janeiro no dia 6, Curitiba no dia 9, e terminando no dia 11 de novembro de 2011, em Porto Alegre.