sábado, 24 de setembro de 2011

A cara do punk

Garotas com típicas maquiagens punk (Fotos: reprodução)

Por Bianca Santos

Olhos bem marcados em tom de preto, boca borrada de batom vermelho e cabelos espetados. Qualquer pessoa ao ler ou ouvir essa definição com certeza irá associá-la automaticamente à estética punk. De fato, e como podemos conferir nas fotos acima, é assim que os membros desse movimento costumavam se "montar". Para uma juventude na qual a maior satisfação era a de transgredir e se rebelar, esses elementos eram acessórios obirgatórios na luta pela desconstução da imagem.

Quanto mais chocante e feio, melhor. Os punks buscavam chamar atenção justamente através do que era grotesco e repugnante aos olhos da sociedade elitista e, até então, eles cumpriam essa tarefa muito bem. Mas foi no meio dessa história que a indústria da moda tratou de tirar a sua vantagem: foi agregando aos poucos, bem sutilmente, tudo o que os seguidores do movimento punk tinham construído até então: inclusive a maquiagem.

 Primavera/Verão 2012 da Iceberg, desfilada na Semana de Moda de Milão (Fotos: reprodução)

Primavera/Verão 2012 da Gucci, desfilada na Semana de Moda de Milão (Fotos: reprodução)

Hoje, mais de 40 anos depois de seu surgimento, é possível encontrar os elementos do movimento punk na moda e em seu extenso mercado. Seja nos editoriais de grandes revistas, como a Vogue, ou na passarela das mais conceituadas marcas do momento, é possível encontrar constantemente pitadas sutis de transgressão e rebeldia.

Nesta temporada de moda que está sendo realizada em Milão o olho preto, como o usado pelos punks, foi a aposta de duas grifes: a italiana Gucci e a francesa Iceberg. Mas não é só nas passarelas que esse tipo de maquiagem aparece constantemente. Modelos e cantoras também gostam de adotar esse estilo mais "pesado". Não é de se admirar que, em breve, essa maquiagem seja desfilada nas boates mais caras de São Paulo, vestindo o rosto da high-society. É a cara do punk: a cara da moda.

As cantoras Avril Lavigne (à esquerda) e Taylor Momsem são adeptas do olho preto e marcado (Fotos: reprodução)

2 comentários:

  1. Muito bom. Texto excelente. Eu só mudaria o título, para dar um pouco mais de molho e tentar juntar as duas pontas.

    ResponderExcluir